Como Degustar Vinho

A degustação de vinhos é simplesmente um processo aplicado para distinguir o sabor de vinhos finos, assim como você também deve saber diferenciar um bom jogo de video bingo de um ruim. Deve-se notar as diferenças entre os diferentes tipos de vinhos e para os degustadores experientes, também as diferenças entre as safras da mesma classe de vinho. Às vezes, a degustação é chamada de degustação de vinho. A parte mais importante de qualquer degustação é o 'o quê e como'. O quê, refere-se ao que você está procurando, a marca e o tipo. Enquanto o como determina a origem e o processo de fermentação.

A primeira coisa a fazer em qualquer degustação de vinhos é olhar. Sempre comece despejando o vinho em um copo limpo e transparente e, em seguida, reserve alguns minutos para observar a cor. Você deve saber que a cor do vinho branco não é branco, mas sim amarelo, verde ou marrom. Por outro lado, os vinhos tintos são normalmente de cor vermelha pálida ou marrom escuro. O vinho tinto tem um sabor melhor com a idade, enquanto o vinho branco envelhece com a idade.

O próximo passo é o cheiro. Uma boa cheirada lhe dará uma impressão do que esperar do vinho ao degustá-lo. Por favor, tome nota do aroma, é fresco ou fétido? E novamente cheira a vinho. Tire um tempo para pensar sobre o cheiro antes de prová-lo.

O primeiro passo na degustação é tomar um pequeno gole. O pequeno gole permite que nossa boca tenha uma prévia rápida e algumas expectativas. Somente após a aprovação do gole, tomamos a boca cheia e farejamos. Swishing dá um melhor sabor completo do sabor do vinho. É normalmente durante o bochecho que se descobre se o vinho é amargo, salgado ou doce. O frio intenso afeta seu paladar e a degustação sob a influência de um fará com que o sabor pareça diferente.

O último passo é decidir se você quer cuspir ou engolir o vinho. Pessoalmente, engulo o vinho considerando todos os esforços. Se este for o único vinho ou um dos dois ou três que você irá provar no evento, engolir é definitivamente uma opção apropriada. Mas, por outro lado, se você estiver em uma vinícola e passar por 5 ou 6 vinhos, cuspir geralmente é sua melhor opção.

Caso contrário, todo vinho vai começar a ter um gosto engraçado por causa de todas as marcas diferentes e você pode acabar bêbado também. Lembre-se quando você bebe diferentes tipos de álcool, como misturar vodka e rum, você fica bêbado mais rápido, a mesma teoria se aplica aqui.

A degustação também revelará outras nuances pertinentes sobre o vinho. Você deve ser capaz de dizer se o sabor é derivado do barril de envelhecimento ou das lascas de carvalho. Você também pode dizer sobre a doçura ou amargura.

Os provadores de vinho seguem algumas diretrizes e regras gerais que julgam o quão bom é um vinho. São estas técnicas que o podem ajudar a tirar o máximo partido do seu vinho, desde que as siga e saiba realçar o sabor.

Afinal, o verdadeiro teste é se você gostou. Degustação de vinho alguns protocolos conforme listado acima, mas a parte mais importante é necessária para que você se divirta.